top of page

O Disclosure dos Programas de Stock Options

Foto do escritor: Núcleo de Estudos Mercados e Investimentos FGVNúcleo de Estudos Mercados e Investimentos FGV

O Disclosure dos Programas de Stock Options: uma Análise da Regulamentação em Vigor e da Transparência das Companhias Abertas Brasileiras.


Resumo: Os programas de remuneração de executivos com uso de opções referenciadas em ações têm se tornado cada vez mais populares. Nos Estados Unidos, discute-se a obrigatoriedade do registro como despesa dos gastos inerentes a tais programas, enquanto diversas empresas adotam voluntariamente tal prática. No Brasil, o mecanismo é menos utilizado, e não há regras detalhadas para o seu disclosure nas demonstrações contábeis, e tampouco para o registro de despesa. O presente estudo realiza uma comparação entre as regras locais e as norte-americanas, e avalia as informações divulgadas pelas companhias abertas integrantes do índice FGV-100. Os resultados obtidos indicam que as normas atualmente em vigor no Brasil encontram-se muito aquém daquelas em vigor nos EUA. Demonstra-se ainda que não há uniformidade de conteúdo nas divulgações realizadas pelas empresas, e que algumas delas disponibilizam um volume de dados insuficiente para a avaliação do impacto dos programas de opções.


Citação: DUTRA, Marcos Galileu Lorena; BUSATO, Eduardo José. O Disclosure dos Programas de Stock Options: uma Análise da Regulamentação em Vigor e da Transparência das Companhias Abertas Brasileiras. In: 28º Encontro da ANPAD, 2004, Curitiba. Resumo dos Trabalhos. Rio de Janeiro: ANPAD, 2004. 1 CD-ROM


Para obter uma cópia, clique aqui.

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page