História do Mercado de Capitais

Objetivo:

Este projeto tem o objetivo de identificar, organizar e dar divulgação à documentação relevante para a realização de estudos sobre a história da regulação do mercado de capitais brasileiro, desde o Século XIX até o presente, particularmente sua evolução legislativa e regulamentar.

 

O material levantado ao longo da execução dos demais projetos no MFCap-FGV será gradativamente organizado e disponibilizado no website do núcleo, possibilitando que outros estudiosos e pesquisadores tenham acesso aos documentos e fontes identificadas e utilizadas. Todos os materiais estão disponíveis exclusivamente em meio eletrônico e aqueles originalmente obtidos em meio físico serão objeto de digitalização.

 

Cada conjunto de documentos está acompanhado de um breve texto de apresentação do material à disposição para pesquisa.  Sempre que possível, serão mantidos links para os documentos disponíveis em bases de dados de acesso público. Caso esse tipo de ligação não seja possível, os arquivos serão hospedados pelo próprio MFCap-FGV, com indicação da fonte.

 

Caso você tenha algum material adicional relacionado aos temas a seguir e deseje se utilizar do MFCap-FGV para sua divulgação, por favor entre em contato com os responsáveis por cada tema, conforme indicados abaixo.

A Lei n.º 4.728, de 14 de julho de 1965

O material foi coletado ao longo do trabalho de pesquisa em 2012, que resultou na publicação de uma obra acerca do desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro após 1964 (PRADO, Viviane Muller; MATTOS FILHO, Ary Oswaldo. Tentativas de Desenvolvimento do Mercado Acionário Brasileiro desde 1964. In: LIMA, Maria Lucia L. M. Pádua. (Org.). Agenda Contemporânea: direito e economia: 30 anos de Brasil. São Paulo: Saraiva, 2012, v. II, p. 189-235.).

 

Execução da pesquisa: Ary Oswaldo Mattos Filho e Viviane Muller Prado

 

Organização do material: Marcos Galileu Lorena Dutra

Publicações e resultados:

Seis meses em 1965: a Lei n.º 4.728, a extinção dos corretores de fundos públicos e a fundação do moderno mercado de capitais (clique aqui para fazer o download).

Relação do material levantado, com identificação e links para os documentos de interesse e referências bibliográficas segundo o padrão ABNT (clique aqui para o download).