Acompanhe a agenda de eventos do Núcleo de Estudos em Mercados Financeiro e de Capitais da FGV

LANÇAMENTO: MARKET TALKS

O Núcleo de Estudos em Mercados Financeiro e de Capitais (MFCap) da FGV Direito SP realizará uma série de eventos (webinars) para discutir temas relevantes da regulação financeira no Brasil.

Para fins de organização, as discussões serão divididas em dois conjuntos: a série Capital Market Talks, liderada pela Profª. Viviane Muller Prado, tratará dos temas relativos ao mercado de valores mobiliários; e a série Financial Market Talks, coordenada pelo Prof. Bruno Meyerhof Salama, tratará dos temas relativos aos mercados financeiros.

O objetivo é fomentar debates e possibilitar análises críticas e qualificadas sobre desafios contemporâneos e importantes para o desenvolvimento do mercado brasileiro. 

Nos acompanhe para se inscrever nos eventos!

Próximos eventos:

Flyer Foto.JPG

Neste primeiro evento da série Capital Market Talks em 2022, o tema do debate será o enforcement no mercado de capitais brasileiro em 2021. A ideia do evento é apresentar e discutir o relatório "Além dos números da CVM: enforcement no mercado de capitais brasileiro – 2021", elaborado pelo Núcleo de Estudos em Mercados Financeiro e de Capitais da FGV Direito SP (MFCap), que, em síntese, apresenta análises e organiza os dados relativos à atividade sancionadora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no ano de 2021. Trata-se de um esforço de pesquisa do Núcleo relevante para compreender e avaliar a efetividade do regime jurídico que disciplina a conduta dos agentes do mercado de capitais. A proposta de debater sobre a panorâmica da atividade sancionadora, com base nos números, serve como ponto de partida para essa avaliação.

A pesquisa, que vem sendo realizada anualmente pelo MFCap, desde 2019, tem como objetivo identificar, então, as tendências ao longo do tempo e a sua relação com o mandato legal da CVM, que inclui garantir o funcionamento eficiente e regular do mercado, proteger os investidores contra emissões irregulares, atos ilegais de administradores, uso de informações privilegiadas e a ocorrência de modalidades de abuso de mercado, nos termos do art. 4º. da Lei nº 6.385/1976.

Confira: https://lnkd.in/edc8FjfK

Eventos Passados: 

SÉRIE: MARKET TALKS

FLYER - VOTO PLURAL.PNG

Neste primeiro evento da série, o debate será sobre VOTO PLURAL, com olhar para o regime jurídico da Lei nº 14.194/2021. Quais são os motivos para a permissão de mais uma forma de concentração do poder em companhias brasileiras? A adoção do voto plural traria mais IPOs para o mercado de ações nacional? Quais são os prós e contras da aceitação de companhias com voto plural? São adequados os limites no desenho do voto plural determinados na Lei 14.194/2021, por exemplo, o tempo da sua existência, percentual máximo de emissão deste tipo de ação, restrições de votação em determinadas matérias?

Essas e outras questões serão debatidas durante o evento pelos coordenadores do MFCap, Ary Oswaldo Mattos Filho e Viviane Muller Prado, e por especialistas convidados.

O evento será transmitido pelo canal da FGV no Youtube, no dia 20.09.2021 (próxima segunda-feira), das 14h às 15h30.

Inscreva-se aqui: https://lnkd.in/dsnh7Zh8

flyer - 04.10.PNG

Neste evento da série, o debate será sobre a EROSÃO DAS FRONTEIRAS ENTRE AGENTES FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS.

Desenvolvimentos recentes em tecnologia da informação e processamento de dados estão remodelando a maneira pela qual os serviços financeiros são ofertados, transformando as fronteiras que tradicionalmente separavam as instituições financeiras reguladas das empresas comerciais que atuam em mercado. A separação para fins regulatórios entre empresas comerciais e instituições financeiras ainda faz sentido? A regulação deve enfocar atividades ou empresas específicas? Quais os desafios regulatórios?

Essas e outras questões serão debatidas durante o evento com a moderação do Prof. Bruno Meyerhof Salama, e por especialistas convidados.

O evento será transmitido pelo canal da FGV no Youtube, no dia 04.10.2021 (próxima segunda-feira), das 14h às 15h30.

Inscreva-se aqui: https://lnkd.in/gBejPQw6

Flyer - captura.PNG

Neste evento da série, o debate será sobre "A REGULAÇÃO BANCÁRIA ENTRE INCUMBENTES E ENTRANTES".

Como a entrada de novos atores – fintechs, bigtechs e outros – afeta a regulação no setor bancário? A competição é em princípio saudável, mas será que pode afetar a resiliência do sistema? Existe risco de arbitragem regulatória? Como definir o perímetro da regulação? 

Essas e outras questões serão debatidas durante o evento com a moderação do Prof. Bruno Meyerhof Salama, e por especialistas convidados.

O evento será transmitido pelo canal da FGV no Youtube, no dia 18.10.2021 (próxima segunda-feira), das 14h às 15h30.

Inscreva-se aqui: https://lnkd.in/d4PGQrib

DEMAIS EVENTOS

O Núcleo de Estudos em Mercados Financeiros e de Capitais da FGV DIREITO SP (MFCap) e a Infra Women Brazil convida a todas e todos para o primeiro encontro da série de webinars sobre temas atuais em disputas em Direito da Construção e Infraestrutura.

O evento será transmitido pelo Canal da FGV no Youtube, no dia 31.05.2021, das 10h às 12h!

Acompanhe: https://lnkd.in/gX4Hwfb

O Núcleo de Estudos em Mercados Financeiros e de Capitais (MFCAp) e o Programa de Mestrado Profissional da FGV Direito - SP, com o objetivo de fomentar as discussões sobre regulação financeira e de pagamentos, convida a todas e todos para o webinar, que será transmitido pelo Canal da FGV no Youtube, no dia 09.04.2021 (amanhã), das 10h às 12h!

Link do evento no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1Jpha-SKZLI